Congresso Brasileiro de Obesidade 2017 Destaques – 2

 

SUPLEMENTOS ALIMENTARES
Nem todo fitoterápico é seguro.
Cítrus aurantium, CLA e Garcinia Camboja não devem ser prescritos para emagrecimento, devido a resultados inconclusivos e perfil de segurança desfavorável, segundo aula do Dr. Roberto Zagury.

SUBSTITUTOS DE REFEIÇÃO
Os substitutos de refeição podem ser bons aliados no emagrecimento e principalmente na manutenção da perda de peso quando associados a mudanças no estilo de vida.
Segundo o estudo LOOK AHEAD, os itens que promoveram maior impacto na manutenção da perda de peso foram:
1)Atividade Física regular
2)Comparecimento frequente a consultas com profissional orientador
3) substituição de refeições
(Aula ministrada pelo Dr Alexandre Benchimol)

PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE PESO
De acordo com a Nutricionista Mônica Beyruti, 80% das pessoas que emagrecem voltam a engordar em um curto-médio prazo. Por isso a importância de focar também na manutenção do peso perdido.
O aumento na ingestão de proteínas pode ser um importante aliado, pois:
– diminuem a massa gorda
– preservam a massa magra
– melhoram a saciedade
– diminuem o apetite
– aumentam hormônios que promovem saciedade
Esta ingestão de proteínas deve ser feita de forma fracionada (em todas as refeições, inclusive lanches)

Algumas observações sobre importantes dietas:
– DASH: considerada a melhor dieta do mundo em 2016. Não foca no emagrecimento e sim em melhora de Hipertensão Arterial e outros aspectos metabólicos
– PALEOLÍTICO: promove emagrecimento superior quando comparada à dieta tradicional, porém esta diferença se perde ao se completarem 2 anos de acompanhamento. Não permite consumo de laticínios, grãos. Permite baixo consumo de carboidratos.
– MEDITERRÂNEO: promove importante diminuição da inflamação corporal. É a dieta que mais diminui o Alzheimer: 54%(comparado com 39% na dieta DASH)

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