Endocrinologia

A Endocrinologia é o estudo das glândulas, os hormônios produzidos por elas, sua inter-relação e seus efeitos. Analisa cada indivíduo no aspecto estrutural e funcional. O ritmo do corpo em toda a sua complexidade/ simplicidade nos remete ao princípio da natureza: funcionamento perfeitamente harmônico e dinâmico. Em meio a esse diversificado contexto onde a funcionalidade é o elemento principal, esta especialidade avalia, diagnostica e trata eventuais distúrbios nos mecanismos hormonais, reestabelecendo o estado de saúde integral.

O que trata um endocrinologista?

 

Diabetes Mellitus

 Doença que tem aumentado nos últimos anos, e quanto mais cedo diagnosticada e tratada, menos pode causar complicações. Outras condições como diabetes gestacional, pré diabetes, resistência à insulina, síndrome metabólica, prevenção do diabetes, também são tratadas por esta especialidade. Leia mais

Distúrbios da tireóide

 Pacientes com alentecimento global das funções fisiológicas (aumento de sono, pele seca, diminuição de freqüência do funcionamento intestinal, ganho de peso e outros) ou sintomas como taquicardia, distúrbio do sono, nervosismo, emagrecimento e tremor podem ser vítimas de alterações na função da tireóide. Além disso, a presença de nódulos nesta glândula devem ser avaliados. Leia mais

Colesterol e triglicérides

 A alimentação errada e algumas doenças podem levar ao aumento do colesterol e dos triglicérides em adultos e crianças. Com um tratamento adequado, o risco de futuras complicações cardiovasculares (infarto miocárdio, acidente vascular cerebral) é reduzido.

Obesidade

 A obesidade representa um risco para a saúde das crianças e dos adultos. O tratamento orientado pelo especialista evita uma série de complicações, como cardiovasculares, metabólicas e ortopédicas.

Cirurgia Bariátrica – preparo e seguimento pós operatório

 Pacientes com quadro de obesidade severa devem ser avaliados quando a possível indicação de cirurgia bariátrica. Indicação de cirurgia, preparo pré operatório, e seguimento pós operatório (prevenção de deficiências de vitaminas, minerais e proteínas, acompanhamento da saúde óssea com especial atenção) devem ser realizados pelo endocrinologista.

Distúrbios da menstruação

Alterações do ciclo menstrual(longos períodos sem menstruação) podem significar problemas hormonais, por isso necessitam de investigação e tratamento adequado.

Excesso de pêlos

Mulheres com excesso de pêlos(hirsutismo), acne ou aumento da musculatura, podem estar com produção excessiva de hormônios masculinos.

Menopausa

 Parada de funcionamento dos ovários com queda importante dos níveis do hormônio feminino estradiol, o que pode causar sintomas de muito desconforto na mulher. Deve ser avaliada cuidadosamente a possibilidade de reposição hormonal. Leia mais

Andropausa

Os hormônios masculinos podem diminuir quando o homem envelhece. Nesse caso, algumas pessoas podem sentir cansaço, diminuição da força muscular e disfunção sexual, necessitando de ajuda do especialista para fazer reposição hormonal. Leia mais

Osteoporose

 Osteoporose é uma doença endócrina. Dores nos ossos e fraturas freqüentes podem significar enfraquecimento ósseo. O endocrinologista pode diagnosticar e indicar o tratamento mais adequado.

Crescimento

 Uma criança saudável tem um crescimento normal. O crescimento deficiente ou excessivo pode ocorrer em função de alterações hormonais, nutricionais ou genéticas. São importantes o diagnóstico e tratamento precoces.

Distúrbios da puberdade

 Crianças que apresentam precocemente pêlos pubianos, odor axilar e desenvolvimento de mamas, apresentam distúrbios hormonais e necessitam avaliar a origem do problema. Os adolescentes que não desenvolvem essa característica também necessitam de uma avaliação.

Doenças da glândula Supra renal

Aumento de peso, estrias avermelhadas, pêlos excessivos, pressão alta ou baixa, puberdade precoce, além do escurecimento da pele podem significar problemas na glândula supra renal.

Doenças da hipófise

Tumores na hipófise podem levar à presença de leite nas mamas fora do período de amamentação, além de mudanças faciais, aumento do número do sapato, dores de cabeça e distúrbios da visão.